Poderíamos definir energia pessoal como a capacidade física, mental, emocional e espiritual que temos para trabalhar, enfrentar os desafios do dia-a-dia, entusiasmarmo-nos com novos projetos, gozar a vida e sentirmo-nos bem.

A nossa energia pessoal é o nosso maior bem, por isso, convém que cuidemos dela, assim como a mantenhamos e promovamos, para termos uma vida mais equilibrada e plena.

Aqui estão algumas atividades que podemos fazer para aumentarmos a nossa energia:

1- Respira profundamente

A respiração é a primeira fonte de energia. ‘Muito evidente’, poderás estar a pensar, sem respiração não há vida. Mas o que não é tão óbvio é que a nossa energia vem das nossas células, é produzida em pequenas ‘fábricas de energia’, as mitocôndrias. Nelas, e graças à injeção de oxigénio fornecida pela nossa respiração, a glicose é transformada em energia.

Portanto, um maior suprimento de oxigénio graças a uma respiração profunda, é traduzido numa maior quantidade de energia. Também aumenta a capacidade do cérebro de estar alerta e desperto.

2- Movimenta-te

Já te aconteceu estares sentada ou deitada no sofá, à espera de sentir uma sensação de vitalidade e energia para começares a fazer uma tarefa e aperceberes-te que isso não acontece? E, ao contrário, começares a fazer alguma atividade sem teres vontade, mas aos poucos veres-te envolvida e com cada vez mais entusiasmo?

O teu nível de energia está diretamente relacionado à maneira como te moves. Sentes falta de energia? Isso significa que falta movimento. Entra em ação para mobilizares a tua energia.

Podes colocar música e dançar, ou podes saltar (como as crianças quando saltam de alegria). É engraçado o que acontece com as crianças, certo? Estão sempre cheias de energia, incansáveis, e nunca param, nunca estão paradas; terá alguma coisa a ver com isso? 😉

Observa, por exemplo, o movimento que muitos de nós fazemos espontaneamente quando algo corre maravilhosamente bem: levantamos os braços, cerramos os punhos enquanto abaixamos o braço com força flexionando o cotovelo e gritamos “Maravilha”, “Yeah“. É o que Tony Robbins chama de “movimento de poder”. Um movimento rápido do corpo que desperta a nossa energia e permite que nos sintamos melhor e com mais recursos. Quais são os teus movimentos de poder? Descobre-os! Inventa-os!

Move o teu corpo para gerar energia; não esperes ter energia para te moveres, gera-a tu mesma.

3- Hidrata-te

A água está presente nas células e colabora em todas as funções do corpo (o nosso corpo é constituído por 70% de água), por isso, não é de estranhar que necessites de muita água.

É vital que o nosso corpo funcione em excelentes condições. O corpo humano não armazena água; portanto, a quantidade que perdemos a cada dia deve ser reposta, para garantir o bom funcionamento do organismo.

Os médicos recomendam 6 a 8 copos de água por dia. Adquire o hábito de trazeres contigo uma garrafa de água, para que seja fácil beberes regularmente. Fá-lo antes mesmo de sentires sede. Quando o nosso cérebro desencadeia a sensação de sede, já é tarde; o nosso corpo já está em processo leve de desidratação.

O que comemos é a nossa segunda fonte de hidratação. Frutas e vegetais podem atingir entre 80 e 90% do seu peso em água. Se incluirmos estes alimentos na nossa dieta, ingeriremos 1 a 1,5 litros de água quase sem nos apercebermos disso.

4- Pratica exercício físico

O exercício ajuda-nos a fortalecermos os nossos órgãos e a manter o nosso sistema interno a funcionar bem. Faz bem ao coração, fortalece os músculos, aumenta a flexibilidade, ajuda-nos a mantermos o peso adequado e também faz com que nos sintamos melhor.

Se te exercitares adequadamente com regularidade, sentir-te-ás com mais energia.

Escolhe exercícios aeróbicos. O exercício aeróbico é um tipo de atividade que requer oxigénio.

Se forneceres regularmente ao teu coração este tipo de treino, ele desempenhará melhor a sua função de distribuição de oxigénio (por meio das células sanguíneas que o transportam) para todas as partes do corpo.

Alguns exercícios aeróbicos são:

5- Muda a tua expressão facial: sorri

Os cientistas provaram que o riso verdadeiro oferece vários benefícios: rejuvenesce, elimina o stress e a tensão, controla a ansiedade, melhora a depressão, reduz o colesterol, alivia a dor, melhora a insónia, problemas cardiovasculares e respiratórios, etc. Além de nos trazer alegria e relaxamento, também nos ajuda a transformarmos os nossos padrões mentais.

Sigmund Freud atribuiu ao riso o poder de libertar o corpo de energia negativa, algo que foi cientificamente comprovado ao descobrir que o córtex cerebral liberta impulsos elétricos negativos um segundo depois de começarmos a rir.

Podes começar simplesmente a tentar sorrir. Quando sorrimos iniciamos os 32 músculos do rosto, esse movimento vai favorecer um maior bombeamento de oxigénio para os lobos centrais, isso estimula a secreção de endorfinas, hormonas responsáveis pela sensação de bem-estar.

Estás à espera de quê para desfrutar deste recurso fantástico e gratuito?

6 – Faz-te perguntas que te capacitem

Estamos sempre a conversar connosco: “Isso está a correr bem”; “Não vou chegar a horas”; “Que chatice”; “Como eu gostaria de ter isto”; “Porque é que isto me está a acontecer?”; etc.

Em geral, não temos consciência de até que ponto a “qualidade” destes comentários e perguntas que nos fazemos continuamente, influencia a nossa qualidade de vida.

Se te perguntares: “Que coisas negativas tenho?” automaticamente a tua mente tentará atender ao teu pedido e procurará tudo o que for negativo de acordo com teus parâmetros. E o resultado que obterás será uma lista desanimadora, que irá minar a tua autoestima e irá drenar a tua energia, ao invés de a fornecer.

No entanto, se te perguntares: “O que estou a fazer bem? Como me posso aperfeiçoar? Estou feliz com o que tenho agora”, terás acesso a uma série de respostas que te ajudarão a sentires-te melhor, porque vais focar no que há de positivo na tua vida e em como torná-la ainda melhor.

Cria as tuas próprias perguntas poderosas e fortalecedoras e usa-as ao longo do dia, especialmente de manhã e quando te deparares com situações difíceis que precisas resolver.

Deixo-te aqui alguns exemplos:

O que posso fazer hoje para melhorar a minha vida?

O que posso aprender com este problema?

O que me deixa feliz agora?

Do que estou orgulhosa na minha vida?

O que aprendi hoje?

Quem amo? Quem me ama?

Que elementos tenho sob controlo?

Como vou aumentar a minha capacidade de avançar em direção aos meus objetivos?

De que que gostei hoje?

Lembra-te que as perguntas mais frequentes determinam o teu foco e que aquilo em que te concentras continuamente é o que atrairás para a tua vida.

7- Conecta-te com a energia de outras pessoas

Certamente já experimentaste a sensação de ficar sem forças depois de partilhares o teu tempo com uma pessoa negativa, aquelas pessoas que só sabem reclamar e são especialistas em encontrar o negativo em qualquer pessoa ou atividade e capazes de imaginar os maiores desastres em qualquer coisa.

Porém, existem outras pessoas cuja presença só te conforta, fazem-te sentir melhor, é muito bom conversar com elas, transmitem força e incentivo. São pessoas positivas, que mostram um interesse genuíno por ti. Depois de estar na companhia delas, sentes-te com as baterias recarregadas.

As pessoas com quem estás afetam a tua energia. Procura pessoas positivas e cultiva a vossa amizade; planeia momentos com elas, principalmente quando precisares de aumentar a tua vitalidade e distancia-te daquelas que sabotam a tua energia.

8 – Estimula os teus sentidos: tato, visão, olfato, paladar, audição

Ouve música que te inspire, toma um sumo de frutas espremido na hora, delicia a tua pele com uma massagem ou um creme perfumado, acenda velas, deixa a brisa acariciar os teus cabelos, cheira baunilha, canela, limão, etc. Sente o sol no teu rosto.

Coisas simples para despertarem os teus sentidos, que podem fazer uma diferença positiva num momento em que te sintas com pouca energia.

9 – Come saudavelmente

A digestão é uma das funções biológicas que mais energia consome. Sim, pode parecer um paradoxo, alimentamo-nos para obter energia para o nosso corpo e para a nossa mente, e o processo de digestão consome parte dessa energia. É assim mesmo.

Se desejas manter a tua energia continuamente ao longo do dia, tenta comer alimentos saudáveis, leves ​​e bem combinados.

Todos nós já experimentamos a sensação de sonolência que toma conta de nós depois de uma refeição pesada. Só temos de nos lembrar da ceia de Natal ou alguma outra celebração semelhante. Depois de uma refeição pesada, a única coisa que queremos é descansar.

Mas, em que ficamos então? Porque é que ao invés de ter mais energia depois de um prato de massa com molho de queijo e de um bife com batatas fritas, o que eu sinto é cansaço e vontade de deitar um pouco e não fazer nada?

O que comes tem impacto na tua bioquímica e na tua vitalidade.

Escolhe alimentos naturais: frutas e vegetais principalmente. Tenta não comer em demasia e evita alimentos refinados ou altamente processados, tanto quanto possível.

10 – Dormir descansadamente

Para teres mais energia, às vezes, o que precisas é descansar um pouco.

Tenta melhorar a tua qualidade de sono, torná-lo verdadeiramente repousante. Ter uma boa noite de sono é uma ótima forma de melhorares o teu humor durante o dia. Lembra-te que um mau descanso, afeta diretamente o teu humor, faz com que te sintas cansada e irritada e, acima de tudo, não te ajuda a mudar de atitude.

Desconecta-te do dia, não fiques a pensar em tudo que tens pendente. Ajuda a tua mente a “adormecer” ao som do teu corpo. Certifica-te de relaxar lentamente antes de dormir. Evita ver programas de televisão com alto impacto visual ou psicológico, imediatamente antes de ires para a cama (muito menos na cama).

Faz alterações ao ambiente se necessário: abrir a janela, um travesseiro mais confortável ou um colchão melhor, etc.

Dorme o suficiente (7-8 horas), mas não durmas demasiado.